sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jovens: a quem seguir?


É importante perceber que as principais perguntas da juventude não são sobre "o quê". A questão básica é "quem" ; "a quem ir" , "quem seguir", "a quem dedicar a própria vida". Na parábola do jovem rico, essa diferença fica bem nítida em casa pergunta que ele faz a Jesus. Primeiro, o jovem diz: "Mestre, "o que" devo fazer para alcançar a vuda eterna?" e Jesus respondeu: "guarda os mandamentos" ; o jovem,então continua: "Mestre, tenho guardado tudo isto. Que me falta ainda?" e Jesus acrescenta: "Vem e Segue-me". Nesse pequeno diálogo, Jesus muda a pergunta, tranforma "o quê" fazer, em "quem" seguir.



O Papa João Paulo II iniciou a 15ª Jornada Mundial da Juventude com a seguinte pergunta: " O que vocês estão procurando? Ou melhor, quem vocês estão procurando?... Só existe uma resposta para essa pergunta: vocês estão buscando a Jesus Cristo! Mas Cristo foi quem primeiro os chamou".



"Deixem que o Espírito Santo os molde. Dediquem tempo á oração, deixando que o Espírito fale ao seu Coração". É o apelo do Papa aos jovens. Rezar ( ou orar ) é dar um pouco do próprio tempo para Cristo, entregar-se a Ele, ouvir a Sua Voz em silêncio, fazer com que ela ressoe pelo coração.ás vezes, o inimigo parece de fora e fica difícil não se revoltar contra a violência, os falsos amigos, as desigualdades socias e a falta de amor da família. Encontrar, então, um sentido na vida, fica mais complicado. Muitos jovens acabam por escolher o caminho das drogas, da banalização do sexo ou da agressividade em gangues de ruas.



O importante é escolher bem quem vai ser o guia.



E ao contrário do que possa parecer ao abrir um jornal, cada vez mais jovens no mundo têm procurado viver como Jesus ensinou. Liberdade e responsabilidade têm sido ingredientes fundamentais dessa opção. Liberdade para escolher Cristo e abandonar as paixões e o egoísmo. Responsabilidade para assumir a vontade do Senhor e conseguir levantar toda vez que cai.



São jovens como qualquer outro, mas, acima de tudo, com uma alegria de viver impressionante. E ser jovem santo não é coisa do século passado. A história de Chiara Badano é prova disso. Essa jovem italiano morreu aos 18 anos e o seu processo de beatificação já foi encaminhado. Ela é um exemplo de maturidade espiritual e de que as aflições podem ser superadas com o Cristo.






"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; EU VENCI O MUNDO." João 16:33






Chiara Badano era uma grande esportista, praticava tênis, natação e escalada nas montanhas. Também gostava de dançar e cantar. Tudo seguia normalmente na vida da jovem até o dia em que sentiu uma forte dor no ombro enquanto jogava tênis. Em pouco tempo, ela descobriu que tinha sarcoma osteogênico com metástase, um doa tipos mais graves e dolorosos de tumor.



Sem choro nem rebelião, Chiara aceitou a doença. Ela costumava dizer: "Eu vou suportar. Sou jovem!"



Apesar da forte dor provocada pela calosidade óssea nas costas, chegou a descuidar do repouso durante o tratamento para se dedicar a uma jovem toxicodependentedeprimida, acompanhando-a por toda parte.



A doença foi piorando a cada dia, mais Chiara nunca se deixou abater. Uma vez, quando já não tinha mais os movimentos das pernas, ela disse: "Se eu tivesse que escolher entre caminhar ou ir para o paraíso, escolheria essa útima possibilidade". No dia 19 de julho de 1989 ela sofreu uma forte hemorragia e quase morreu. Mas, outra vez, ela deu testemunho de sua fé ao afirmar: " Não derramem lágrimas por mim. Eu vou para Jesus. No meu funeral não quero pessoas que choram, mas que cantam forte".



Durante a aplicação de soro na veia, ela acompanhava cada gota com um "por Ti Jesus". Chiara ainda recusou-se a tomar morfina para se manter consciente de seus atos. "Não quero perder a lucidez, porqu a única coisa que posso fazer é oferecer a dor a Jesus. Quero compartilhar com Ele ainda por um pouco, a Sua cruz", explicou.



Chiara ajudou a mãe a preparar o próprio funeral e pediu a ela quando fosse arrumá-la repetisse: "Agora Chiara Luce vê Jesus". No domingo, 7 de outubro de 1990, ela morreu. O clima foi de paz e quase de naturalidade. As últimas palavras dela foram dirigidas á mãe: "Tchau. Esteja feliz porque eu estou".






Alexandre, Érica e Bruno - Brasília Pastoral Familiar da CNBB - Boletim N°43






" JOVENS, ESCREVO-VOS, PORQUE VENCESTES O MALIGNO (...) EU VOS ESCREVI JOVENS, PORQUE SOIS FORTES, E APALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS, E JÁ VENCESTES O MALIGNO." ALELUIA! 1João 2:13-14



Observação: Para todos aqueles que foram abençoados por esse blog, por favor, mande o seu testemunho por esse email: Ideeevangelizaiatodacriatura@hotmail.com Obrigada pelo atenção.

Um comentário:

  1. Cheio de verdades sua postagem ,

    Sede santos , sem deixar de ser jovens *_*

    grande beijo :*

    ResponderExcluir